http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=categ&idcategoria=447&idItem=2862&idsecao=13
No dia 22 de agosto, será realizada a primeira reunião do Comitê Étnico-Racial, da Secretaria de Estado de Educação, com o objetivo de traçar as próximas diretrizes e intensificar o trabalho nas unidades escolares em cumprimento à Lei nº 10.639/03, que estabelece o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras e africanas nas escolas.
O grupo, formado por representantes das 30 coordenadorias regionais, foi instituído pela secretária de Educação Tereza Porto, no dia 26 junho desse ano, com a proposta de acompanhar a formulação e o desenvolvimento de projetos e ações voltados para a valorização da cultura de afro-brasileiros e africanos na rede estadual fluminense.
- Encaminhamos para as escolas da rede estadual uma pesquisa sobre a abordagem étnico-racial realizada por professores de História, Língua Portuguesa, Literatura, Artes e Filosofia. Eles deverão responder como estão aplicando o conteúdo da Lei 10.639/03, para trabalharmos o currículo nas escolas sobre as questões raciais – informou Mariléia Santiago, da Superintendência Pedagógica da SEEDUC, que cuida da área de Diversidade e Inclusão Social.
O encontro no próximo mês também terá a participação de instituições públicas e particulares, organizações não-governamentais, movimentos negros e sociais, lideranças sindicais e políticas e comunidades remanescentes de quilombos.
Segundo Mariléia, o grupo se encontrará bimestralmente para avaliar o trabalho e trocar as experiências desenvolvidas nas escolas.
- Temos o compromisso político e institucional pela construção e elaboração de políticas públicas por uma educação que promova e valorize a igualdade étnico-racial e a diversidade – informa Mariléia.
Um exemplo bem-sucedido, e que já se tornou referência na aplicação da lei, é o Programa de Reflexões e Debates para a Consciência Negra, do Colégio Estadual Sousa da Silveira, de Quintino. O programa organiza diversas palestras interdisciplinares e, no ano passado, foi tema de documentário produzido pelo Núcleo de Educação e Comunicação Comunitária (NECC), das Faculdades Integradas Hélio Alonso.
No Colégio Estadual Sargento Wolff, de Belford Roxo, o racismo, o preconceito e a política desigual também são discutidos pelos alunos durante as aulas e nas atividades do Programa Escola Aberta.
Em São João de Meriti, o tema foi amplamente abordado este mês, na Jornada Pedagógica, por educadores que apresentaram suas experiências e reflexões para outros professores do município de diferentes instituições de ensino.
Conheça as próximas atividades:
Projeto Cinemativa
No segundo semestre, terá continuidade o projeto Cinemativa nas Escolas, uma ação da Assessoria de Diversidade, em parceria com a ONG Estimativa, que leva produções audiovisuais sobre a cultura afro-brasileira para unidades de ensino que têm o nome de patronos negros.
A iniciativa acontecerá nos colégios estaduais Machado de Assis, em Belford Roxo, Reverendo Martin Luther King, no Rio de Janeiro (Praça da Bandeira), Gonzaga Junior, em Niterói, e ainda no CIEP Nelson Cavaquinho, em Mesquita.
No ano passado, foram contemplados o CE Luiza Mahin, na Ilha, e o Ciep Rainha Nizinga Angola, em Acari, ambos do município do Rio. As unidades assistiram aos filmes "Rap De Saia" e "O Que É Racismo?", respectivamente. Já o Ciep Pixinguinha, de Nova Iguaçu, assistiu ao filme "Kiriku e a Feiticeira".
Curso de capacitação
No dia 22 de agosto, será realizada a primeira reunião do Comitê Étnico-Racial, da Secretaria de Estado de Educação, com o objetivo de traçar as próximas diretrizes e intensificar o trabalho nas unidades escolares em cumprimento à Lei nº 10.639/03, que estabelece o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras e africanas nas escolas.
O grupo, formado por representantes das 30 coordenadorias regionais, foi instituído pela secretária de Educação Tereza Porto, no dia 26 junho desse ano, com a proposta de acompanhar a formulação e o desenvolvimento de projetos e ações voltados para a valorização da cultura de afro-brasileiros e africanos na rede estadual fluminense.
- Encaminhamos para as escolas da rede estadual uma pesquisa sobre a abordagem étnico-racial realizada por professores de História, Língua Portuguesa, Literatura, Artes e Filosofia. Eles deverão responder como estão aplicando o conteúdo da Lei 10.639/03, para trabalharmos o currículo nas escolas sobre as questões raciais – informou Mariléia Santiago, da Superintendência Pedagógica da SEEDUC, que cuida da área de Diversidade e Inclusão Social.
O encontro no próximo mês também terá a participação de instituições públicas e particulares, organizações não-governamentais, movimentos negros e sociais, lideranças sindicais e políticas e comunidades remanescentes de quilombos.
Segundo Mariléia, o grupo se encontrará bimestralmente para avaliar o trabalho e trocar as experiências desenvolvidas nas escolas.
- Temos o compromisso político e institucional pela construção e elaboração de políticas públicas por uma educação que promova e valorize a igualdade étnico-racial e a diversidade – informa Mariléia.
Um exemplo bem-sucedido, e que já se tornou referência na aplicação da lei, é o Programa de Reflexões e Debates para a Consciência Negra, do Colégio Estadual Sousa da Silveira, de Quintino. O programa organiza diversas palestras interdisciplinares e, no ano passado, foi tema de documentário produzido pelo Núcleo de Educação e Comunicação Comunitária (NECC), das Faculdades Integradas Hélio Alonso.
No Colégio Estadual Sargento Wolff, de Belford Roxo, o racismo, o preconceito e a política desigual também são discutidos pelos alunos durante as aulas e nas atividades do Programa Escola Aberta.
Em São João de Meriti, o tema foi amplamente abordado este mês, na Jornada Pedagógica, por educadores que apresentaram suas experiências e reflexões para outros professores do município de diferentes instituições de ensino.
Conheça as próximas atividades:
Projeto Cinemativa
No segundo semestre, terá continuidade o projeto Cinemativa nas Escolas, uma ação da Assessoria de Diversidade, em parceria com a ONG Estimativa, que leva produções audiovisuais sobre a cultura afro-brasileira para unidades de ensino que têm o nome de patronos negros.
A iniciativa acontecerá nos colégios estaduais Machado de Assis, em Belford Roxo, Reverendo Martin Luther King, no Rio de Janeiro (Praça da Bandeira), Gonzaga Junior, em Niterói, e ainda no CIEP Nelson Cavaquinho, em Mesquita.
No ano passado, foram contemplados o CE Luiza Mahin, na Ilha, e o Ciep Rainha Nizinga Angola, em Acari, ambos do município do Rio. As unidades assistiram aos filmes "Rap De Saia" e "O Que É Racismo?", respectivamente. Já o Ciep Pixinguinha, de Nova Iguaçu, assistiu ao filme "Kiriku e a Feiticeira".
Curso de capacitação
De 04 a 8 de agosto, a coordenadoria regional Metropolitana VI, de Itaguaí, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realizará um curso de Africanidade, para capacitação de professores das escolas estaduais. As aulas serão ministradas por professores da Uerj,UFRRJ e outras, com carga horária de 40h, no Ciep Nelson Antelo Romar, em Seropédica. A expectativa é que participem 100 professores da região e também da Zona Oeste, segundo a representante da coordenadoria e integrante do comitê, Ana Maria Soares da Silva.
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