sexta-feira, 15 de agosto de 2008

10 anos da Caminhada Azoany

No dia 16 do mês de agosto de 2008 a Caminhada Azoany completa 10 anos, onde mais uma vez estaremos partindo do Pelourinho até a Igreja de São Lázaro, para comemorar o dia de São Lázaro, reverenciar e cumprir promessas em agradecimento a Azoany (Omolú Obaluaê).
Este ato passou a ser realizado de maneira continua tendo naturalmente o seu crescimento cada vez mais atraindo indivíduos de todas as classes, independente de seu credo religioso. Apesar de tratar-se de um evento de características negras por tratar-se do candomblé, todos participam e caminham um percurso de 06 km, cantando louvações para o (Orixá, Inkisse).
Vestidos de Branco, roupas do Candomblé, Camisas do evento ou vestimentas próprias, carregando balaios de pipocas, ramos e buquês de flores - acompanhados de um grupo de afoxé a Caminhada percorre as ruas do Pelourinho e seguem em direção a Igreja de São Lázaro no bairro da Federação, onde todos os participantes cumprem suas promessas.
Estaremos realizando este ano a Caminhada, mais do que nunca, conclamando a Paz e buscando junto ao (Orixá, Inkisse), forças para que mostre seu Brilho e garante a preservação deste ato como forma de fortalecimento do povo negro e daqueles indivíduos que lutam conosco pela preservação do Candomblé.

Fonte: CEN Brasil.
Acesse: http://www.cenbrasil.org.br
http://cenbrasil.blogspot.com/2008/08/vestidos-de-branco-reverenciando-azoany.html

Nenhum comentário: