sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Associação (antes Sociedade) Protetora dos Desvalidos - SPD


"Os estudos antropológicos orientados para a compreensão da influência africana no processo civilizatório brasileiro, tiveram ínicio com a análise de hábitos e costumes divergentes dos que definem a cultura européia, legada ao Brasil pelo colono português. A religião africana onde se acentuam com maior nitidez essas diferenças mereceram um tratamento mais intensivo,a constatar pela copiosa literatura pertinente. O desenvolovimento de pesquisas alcançou outros aspectos do modus vivendi do africano em nossa terra e estendeu-se até a análise do processo."

"Antropólogo Júlio Santana Braga"


Na terceira década do século dezenove, ano de 1827, um grupo de homens negros livres, inspirados nos ideais de Solidariedade e Fraternidade, agremiaram-se com o firme próposito de angariar e poupar recursos econômicos/financeiros para auxiliarem mutuamente, visando prevenir para evitar situação de indigências de suas familias e, extensivo a outros na condição de atitudes filantrópicas.

Em função dos moldes da realidade social e legal da época, que proibia a determinadas pessoas plena cidadania, conforme raça, não podendo constituírem associações civis. Estabeleceram uma Devoção na Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Quinze Mistérios, numa condição semi-formal, a qual deram a denominação de Nossa Senhora da Soledade. No dia 16 de setembro de 1832, sob a liderança de Manoel Victor Serra, formalizaram a Irmandade de Nossa Senhora da Soledade Amparo dos Desvalidos, consolidando assim o objetivo original da Sociedade Protetora dos Desvalidos (Sociedade de Previdência, Assistência Social, Pecúlio e Fomento Econômico e Social) .

A sociedade prosseguiu cumprindo o seu programa social inicial e incluiu atividades de promoções abolicionistas contribuindo de algum modo para alforriamento de escravos. Para obtenção de recursos financeiros a fim de executar seus programas sociais, a Sociedade além de receber contribuições dos associados, funcionou também com Casa de Empréstimos a Juros (Monte de Socorro) operando com Penhores, Hipotecas de Imóveis e até Loterias. No ano de 1851, possibilita então, pela legislação a Sociedade assumiu definitivamente a sua situação de Sociedade Civil com a denominação de Sociedade Protetora dos Desvalidos.Em 1883 a SPD adquiriu por compra um sobrado estilo Palacete situado no Largo do Cruzeiro de São Francisco, 82 onde encontra-se domiciliada até os dias atuais, ao longo de seus quase dois séculos de existência a SPD adquiriu inúmeros imovéis no centro urbano de Salvador os quais hoje lhes promovem suporte financeiros para a execução de suas atividades atuais.

Nenhum comentário: