domingo, 31 de janeiro de 2010

Líder comunitária confronta ministro em Fórum na Bahia

http://www.atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=1362942

Agência Estado
No que foi a intervenção mais contundente nos debates feitos até agora no Fórum Social Temático da Bahia, a líder comunitária Valdizia Freitas, de Salvador, confrontou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ao lhe perguntar se ele já passou fome.

Após o debate em um painel sobre as ações do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o Conselhão, no Hotel Pestana, um dos mais sofisticados de Salvador, Valdizia pediu a palavra e convidou o ministro e os membros da mesa a "conhecer onde moram os pobres". Depois, questionou: "Você já passou fome, ministro?" Sob o olhar um tanto perplexo dos palestrantes, ela protestou. "A gente está com fome e não acha apoio. Jovens são presos porque roubaram um pacote de bolacha. Eles vão achar emprego onde, meu Deus ?"

Contundente, ela reclamou dos políticos que a procuram em época de eleições e os culpou pela miséria em que vive sua comunidade. "Os culpados são vocês, os nossos representantes." E pediu ao ministro. "Eu gostaria, que quando o senhor voltar a Brasília, que fale para aqueles deputados que roubam, que colocam dinheiro na meia, que pensem no povo sofrido das favelas". "Eu quero ter direitos. Isso é que é cidadania." O ministro não se manifestou após a fala da líder comunitária.

Valdizia pertence à comunidade Filhos do Quilombo, de Salvador, e ajuda a administrar duas creches. Recentemente, ela ampliou suas atividades para fundar o Projeto Cultural e Desportivo Filhos do Quilombo, no qual pretende atender a 200 crianças da periferia da capital baiana. O apoio do governo, qualquer um, ao projeto é escasso. "É muita gente para pouco recurso", lamentou.

O que você achou desta matéria?
Marc Herold (31/01/2010 - 17:29) Yes, Valdizia! A soybean highway across the beautiful Baia de Todos os Santos, more Pestana or Sauipe tourist complexes (for the rich), the agrobusinsesses which will sprout up along the Transposicao will do nothing for the hundreds of thousands who struggle to survive daily in Salvador. Nor will such top-down projects confront the moving frontier of urban violence in Salvador. Massive federal, state and city support is needed for projects like yours. Marc W. Herold Univ. of New Hampshire
Amanacy Costa (31/01/2010 - 09:50) Parabéns para Valdizia Freitas, precisamos de representantes com esta coragem.

Nenhum comentário: