Numa de nossas férteis sessões, quando manifestei preocupação com o estado de educação do povo brasileiro, Jairo Gerbase, meu guru, saiu-se com esta frase lapidar: "educação é um processo." Sim, não podemos esperar que o povo brasileiro amanheça, de repente, com um alto grau de cultura e educação. Mas também, se não tomarmos enérgicas medidas os processos de interação da miséria, do analfabetismo e da ignorância continuarão agindo a céu aberto.
Morei dois anos nos Estados Unidos e pude observar de perto o sistema educacional americano. Posso afirmar sem sombra de erro que a pujança deste país se deve em grande parte à qualificação de seus profissionais através de sua estrutura educacional. Para quem desconhece, todo o ensino fundamental e colegial é, basicamente gratuito. A universidade é basicamente paga. Digo basicamente porque há universidades públicas gratuitas, mas estas são talvez as de mais difícil acesso e grande nível didático.
Como o ensino secundário. Os colégios são altamente equipados, os professores finamente selecionados e estes colégios fornecem uma base sólida para a ascensão até a universidade que é feita sem que exista vestibular. Algumas instituições exigem um College Entrance Examination mas, na maioria, o acesso é feito sem vestibular.
Este sistema permite consolidar um processo de ascensão pelo mérito. O aluno não estuda desbragadamente para passar num vestibular e depois dedicar-se a estudar outras coisas. Ele fortalece seu conhecimento básico que o permite entrar na vida profissional mais cedo se não almeja a universidade. Depois, todo um processo de qualificação norteia do primeiro grau até o terceiro, alunos e professores têm que mostrar serviço. Isto decorre do sistema do mérito pela evidência do trabalho, oriundo do pensamento protestante. A ética protestante tão bem vista por Max Weber difere na base da apologia da pobreza pregada pela Igreja Católica.
Acresce que a filosofia de ensino implantada durante a Ditadura Militar tinha nítidas intenções obscurantistas. Os militares desmobilizaram os escalões da cultura voltados para o pensamento e incentivaram o ensino técnico. A idéia era transformar os brasileiros em tarefeiros bem pagos, e a ideologia instilada era que a finalidade da vida era ganhar dinheiro para ter uma BMW e uma casa com piscina.
Na verdade, da Ditadura pra cá, muito pouco tem sido feito para alterar estruturalmente a educação no Brasil, tanto vertical como horizontalmente. A ignorância é o grande motor do consumismo que aquece o sistema capitalista. Consumir para tornar-se importante ainda é a palavra de ordem. Por outro lado, as massa ignorantes são um excelente campo de manobra para o poder político e até para as incursões religiosas.
Talvez por isso, os governos dêem tão pouca importância à educação que, sobre ser o fornecimento de conhecimento é uma dotação ao ser humano de limites, princípios e valores. Não se pode diminuir a violência sem equipar o povo de uma correta e sadia educação. Não só adquirindo valores mas o conhecimento o ser humano pode-se encontrar.
E achar uma saída não violenta para a exclusão.
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