quarta-feira, 23 de julho de 2008

Imagens do povo de santo

Será aberta na próxima terça-feira, dia 29, no auditório do Irdeb (fim de linha da Federação), a exposição fotográfica de Alberto Lima, Resistência negra na Bahia. O objetivo é discutir a participação do negro na mídia, promovendo ações que visam uma melhor inserção nas peças publicitárias de forma respeitosa e igualitária, para a valorização econômica e social dos povos da diáspora negra.

No mesmo dia e horário, palestras com Antonio Cosme e Jaime Sodré com o tema O negro na mídia. O trabalho de Alberto Lima é uma pesquisa etno-fotográfica sobre a comunidade na Bahia. Salvador é a maior cidade em população negra fora da África, com aproximadamente 82% de afrodescendentes.

As fotos são todas coloridas, apresentando o universo do povo de santo, com suas indumentárias, colares, brincos, cabelos, danças e imagens de personalidades que cultivam o candomblé. "Como explicar a sedução da fotografia? Por que ela tem o estranho poder de nos transportar para outros lugares e tempos? É a fotografia um retrato da realidade ou o recorte da mesma pelo olhar do fotógrafo? Quais os sentimentos e verdades impressas em uma imagem? Qual a sua força quando se trata de visibilizar aspectos da vida cultural de uma época ou de uma sociedade?

Essas e outras questões nos vêm à mente quando nos debruçamos sobre esse trabalho fotoetnográfico na comunidade negra soteropolitana", observa Alberto Lima. O artista busca através de suas fotografias disseminar uma cultura de consciência crítica para propor intervenções nas políticas culturais públicas e nos veículos de comunicação.

São 500 imagens digitalizadas, apresentadas em data-show, que serão projetadas durante as palestras. Haverá intervenções de alguns artistas em música (Tonho Matéria), teatro (Augusto Flávio) e poesia (Wilson Santos).

Nenhum comentário: