quinta-feira, 24 de julho de 2008

A HISTÓRIA QUE EU VI

Palestra: “MUSEU QUE EU QUERO”


Palestrante: Ebomi Cidália


Convidada Especial: Dra. Thereza Pacheco


Além de Debatedores


Temática:

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira – MUNCAB e o acervo religioso do Candomblé – impedimentos e possibilidades.


Objetivo:

A referida palestra terá como finalidade elaborar atributos fundamentais que possibilitem a abordagem ou a exposição de material relativo às religiões de matrizes africanas de modo adequado, possibilitando ao freqüentador do museu, informações básicas para a compreensão dos parâmetros fundamentais deste segmento religioso.


Breve apresentação de Ebomi Cidália

Cidália Barbosa Soledade – a Ebomi Cidália, nasceu na cidade do Salvador, Bahia, em 19 de fevereiro de 1930. é conhecida como a “Enciclopédia” do candomblé, por possuir um grande repertório de conhecimentos dessa religião afro-brasileira. O nome Ebomi vem em decorrência do seu cargo no Ilê Iyá Omin Axé Iyá Massê – O Terreiro do Gantois, completando em outubro de corrente ano, 70 anos de vida religiosa.

Grande parte desse período se dedicou a manter as tradições culturais e religiosas da nossa matriz africana, através da sua atuação em diversas entidades, a exemplo do Conselho do Desenvolvimento da Comunidade Negra – CDCN, fazendo palestras, seminários e conferências em espaços acadêmicos com uma linguagem fácil e contagiante, perpetuando as nossas raízes com sua vasta e brilhante memória.



PARTICIPE!


Local: SEDE DA AMAFRO

Dia: 31/08/2008 – Quinta-feira

Hora: Das 16h00 às 18h00




Coordenação: JAIME SODRÉ


Realização: AMAFRO – Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira

Nenhum comentário: