Entender a identidade afro-brasileira contemporânea requer tanto
uma volta ao passado como uma análise do presente. O movimento
negro brasileiro mantém uma longa tradição em promover a
consciência racial e denunciar os preconceitos da sociedade
brasileira. Desde a FNB (Frente Negra Brasileira) nos anos 30,
até o MNU (Movimento Negro Unificado) nos anos 70, da rejeição do
mito da democracia racial à emergência de políticas de ação
afirmativa, ativistas políticos negros têm lutado pela igualdade
racial. Movimentos afro-brasileiros têm, através da história,
forjado suas metas na intersecção de práticas culturais e ações
políticas. No século dezenove, o poeta e advogado Luiz Gama lutou
contra a instituição escravocrata através da literatura e da
lei. Nos anos 40 e 50, Abdias do Nascimento, escritor, acadêmico
e político negro, encenou suas peças teatrais que celebravam a
cultura afro-brasileira e denunciavam o racismo. Nos dias de
hoje, uma nova geração de escritores afro-brasileiros – tais
como Edimilson de Almeida Pereira, Cuti, Ronald Augusto, Ricardo
Aleixo, Conceição Evaristo, Miriam Alves, entre tantos outros –
continuam a tradição de produzir contra-discursos críticos que
refletem os movimentos sociais, a história, as culturas, as
éticas e estéticas afro-brasileiras.
A próxima edição especial da revista Afro-Hispanic Review terá
como tema as artes, história e culturas afro-brasileiras. Artigos
serão aceitos em português, inglês, ou espanhol. Encorajamos
especialmente artigos acadêmicos com abordagens
interdisciplinares, além de textos ficcionais e poéticos, e artes
visuais.
O prazo final de envio de artigos é 1º de outubro de 2010.
Serão avaliados artigos de uma míriade de tópicos e períodos
históricos de todas as disciplinas da área de humanas, que podem
incluir, mas não estão limitados, aos seguintes temas:
A produção literária afro-brasileira;
Cinema, teatro, artes performáticas e música afro-brasileira;
Literatura oral do Candomblé, Umbanda, e outras cosmologias
afro-brasileiras;
A identidade negra e sua representação nos tópicos acima;
A instuitição da escravatura e os movimentos escravos no Brasil;
Raça, racismo e direitos humanos no Brasil;
Política negra brasileira;
Raça em abordagens comparativistas (Brasil e E.U.A, Caribe ou a
América Latina Hispânica).
Índice
Padê e libação homenageando ícones da história e cultura
afro-brasileira
Prefácio das editoras convidadas: Emanuelle K. F. Oliveira
(Vanderbilt University) e Isis Costa McElroy (Arizona State
University)
Artigos acadêmicos
Escrita criativa: contos e poemas
Entrevista(s)
Fotografia/ Artes visuais
Os artigos devem obedecer às normas da terceira edição do MLA
Style Manual (2008). Artigos acadêmicos devem ter aproximadamente
6,000 palavras. Não há extensão mínima estipulada para os textos
criativos e para as entrevistas, mas estes não devem exceder
6,000 palavras.
Estimulamos a submissão de trabalhos através de e-mail. Este tipo
de submissão permite maior agilidade no processo de revisão. Para
isso, será necessário o envio dos arquivos contendo o texto,
imagens e página título para o endereço eletrônico da revista:
editor@afrohispanicreview.com. Favor digitar no campo assunto:
“Afro-Hispanic Review: Special Issue on Afro-Brazilian Culture”.
Os trabalhos serão encaminhados a pareceristas para avaliação,
devendo manter anonimato mútuo; assim sendo, não podem conter
referência explícita a autoria. Solicitamos que informações sobre
o autor – nome, endereço, telefone, e endereço de e-mail –
sejam incluídos numa página título à parte. A assinatura à
revista não é obrigatória, somente recomendada. A Afro-Hispanic
Review é uma publicação bienal do departamento de Espanhol e
Português da Vanderbilt University. A taxa de assinatura anual
para indivíduos é de US$40 para residentes dos E.U.A., US$50 para
residentes do exterior; US$80 para instituições nacionais, e
US$90 instituições internacionais. Cheques devem ser feitos à
ordem de Afro-Hispanic Review. Solicitações de manuscritos e
assinaturas devem ser enviadas ao editor.
Este blog é uma homenagem à vida, a obra e as causas do artista, abolicionista, jornalista, líder operário, político, educador, professor de desenho industrial e pesquisador, fundador da historiografia da arte baiana, defensor dos terreiros de Candomblé, inspiração de Pedro Archanjo (protagonista de Tenda dos Milagres) e o primeiro intelectual afro-brasileiro a destacar a contribuição do africano à civilização brasileira. Fornece um crescente acervo de textos de e relacionados a Querino
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