Única mulher a ocupar o posto de chefe de Estado na África, a presidenta da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, realiza, na quinta-feira (8), às 16h, no auditório do Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Imbuí, uma palestra sobre Brasil, Libéria e a Diáspora Africana.
O evento, aberto ao público, é organizado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), em parceria com a Uneb. A atividade faz parte de uma ampla agenda da autoridade liberiana no Brasil, com a perspectiva de reforçar operações que visam a aproximação do país com o continente africano.
Na Bahia, a presidenta busca o estabelecimento de cooperações em áreas como a cultural e a agrícola, além do estreitamento das relações diplomáticas com o Estado, que concentra o maior contingente de pessoas negras no Brasil.
Eleita em janeiro de 2006, Johson-Sirleaf é a líder maior do país africano que inspirou o documentário “Manda o Diabo de Volta para o Inferno” (Pray the Devil Back to Hell, 2008), que credita às mulheres da Libéria todo o fim da sangrenta guerra civil daquele país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário