segunda-feira, 5 de maio de 2008

Coordenador do curso de medicina da UFBA renuncia cargo

Em nota, Antonio Natalino Dantas pediu desculpas pelas declarações.
Ele atribuiu o baixo rendimento do curso no Enade ao "baixo QI dos alunos".

O professor Antonio Natalino Manta Dantas, coordenador do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), renunciou ao cargo neste final de semana, quatro dias após ter declarado que o baixo rendimento alunos do curso de medicina no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) estava relacionado ao "baixo QI dos estudantes" e que "o baiano só toca berimbau porque tem uma corda só. Se tivesse mais [cordas], não conseguiria".

As afirmações de Dantas repercutiram negativamente e fizeram o reitor da universidade, Naomar Almeida Filho, determinar a abertura de procedimento administrativo para avaliar as afirmações do professor Dantas e também convocar uma auditoria acadêmica para avaliar as condições do curso de medicina.

Dantas emitiu uma nota neste domingo (4) para informar a renúncia, mas o documento não foi entregue oficialmente para a reitoria da universidade. O chefe de gabinete, Aurélio Lacerda, no entanto, confirmou a renúncia e disse que mesmo assim a postura do professor Dantas - como coordenador e por causa das declarações - será investigada. O G1 tentou falar com Dantas nesta segunda-feira (5), mas ele não atendeu o telefone.

"O professor Dantas está a beira da aposentadoria compulsória, pois em seis meses ele completa 70 anos. Mesmo assim, os procedimentos administrativos continuarão abertos, pois a universidade tem que investigar a responsabilidade dele no desempenho do curso e também tem que investigar as declarações dadas", disse Lacerda.

Na nota, segundo informações do jornal 'O Estado de S.Paulo', Dantas pede desculpas pelas declarações. "Por força de um estado emocionalmente comprometido e por uma profunda tristeza, uma irritação incomum e um assomo de destempero arrastaram-me a uma manifestação inadequada, da qual expressamente me redimo", diz o texto. "Ela não reflete o que vem do meu íntimo, não traduz o meu pensamento, o que, aliás, vem sendo reconhecido e externado pelas pessoas que me conhecem."

Segundo Lacerda, nessa segunda-feira professores e funcionários da UFBA estão reunidos para avaliar as condições do curso de medicina. Nesta terça-feira (6), o colegiado de professores do curso de medicina também se reúnem e devem convocar uma eleição para nomear um novo coordenador para o curso.

Surto de imbecilidade

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT-BA), considerou como um "surto de imbecilidade" as declarações do coordenador. O governador falou ainda que Dantas deveria ter assumido com naturalidade o resultado negativo e não fazer uma declaração dessa forma.

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), ligada ao Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), também vai apurar as afirmações do professor Dantas sobre "a suposta inferioridade intelectual do povo baiano e de algumas de suas manifestações culturais".

O procurador da República Vladimir Aras instaurou procedimento administrativo para investigar o fato e solicitou informações da reitoria da universidade sobre as providências que adotará em relação às declarações. Aras quer saber também se haverá sindicância ou processo administrativo disciplinar e sobre a possibilidade de afastamento preventivo do professor.

Baixo QI

Procurado pelo G1 na quarta-feira (30), Dantas reafirmou as declarações sobre o desempenho dos estudantes. "O QI dos alunos de medicina é baixo sim. Como vou dizer que eles têm QI alto se eles foram mal em uma prova que o resto do Brasil foi bem? Que eu saiba, não houve boicote à prova do Enade. Então eles [os alunos] mesmos se submeteram à vergonha nacional", diz o professor Dantas.

Segundo ele, a faculdade não é a responsável pelos resultados ruins. "Temos um corpo docente muito qualificado com 90% dos professores com mestrado ou doutorado. Além disso, temos boa infra-estrutura", diz.

Veja aqui as notas dos 103 cursos de medicina avaliados pelo MEC

Para Dantas, os resultados do Enade mostram a inferioridade dos alunos de medicina da UFBA com relação aos estudantes de outras faculdades de medicina do país. "Eles são piores. As pessoas não gostam de admitir que são inferiores. Mas eu acho que admitir que somos piores é uma questão de humildade e só assim poderemos melhorar", avalia o coordenador do curso.

Nota 2

O curso de medicina da UFBA obteve nota 2 no conceito Enade e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), em uma escala de 1 a 5. Segundo o MEC, as 17 instituições que serão supervisionadas serão notificada a partir da semana que vem e terão de apresentar um relatório justificando os problemas e propondo mundanças.

O curso de medicina da UFBA é o mais antigo do país, segundo o MEC, e comemorou 200 anos recentemente.

Fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário: