terça-feira, 20 de maio de 2008

Congresso reúne educadores negros da Bahia

Formado por estudantes negros da UFBA, o coletivo Partenegra realiza a primeira edição do Congresso Baiano de Educadores Negros, entre os dias 23 e 25 de maio, no Colégio Central. O objetivo é refletir e discutir de que modo a educação baiana reproduz ou transforma as relações étnicas. O encontro tem o apoio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cujo Departamento de Educação, no Campus I, no Cabula, inscreve interessados - taxa de R$10,00. As vagas são limitadas.

Com o tema "Negritude e educação: um desafio para a construção de uma nova sociedade", o encontro irá reunir educadores de todo o estado, pesquisadores, estudantes e membros de movimentos sociais. O objetivo é discutir e avaliar qual o papel dos educadores no processo de afirmação e valorização da identidade étnica negra.

Entre os destaques da programação citam-se as participações da vereadora e ex-secretária municipal de Educação Olívia Santana, discutindo sobre o tema "Organização e luta política dos Educadores Negros na Bahia"; e do secretário estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi), Luiz Alberto Silva, que falará sobre "O Estado brasileiro e a Lei 10639/03: da regulamentação à prática". A programação conta ainda com atividades culturais, debates, mesas-redondas e oficinas.

Mais informações no site www.uneb.br.

Clique aqui para fazer o download da programação em PDF

Nenhum comentário: