segunda-feira, 2 de abril de 2007

"Colecionador de desafetos"

Segundo a pesquisadora brasileira Wlamyra Ribeiro de Albuquerque, "A Manoel Querino comumente é atribuída a pecha de imprevidente nas palavras e atitudes; um colecionador de desafetos". Segue um caso que ilustra esta fama: Querino era membro da Sociedade Protetora dos Desvalidos, uma associação criada em1832 pelo africano livre e ganhador Manoel Victor Serra para construir um fundo inicialmente dirigida à compra de alforria de seus irmãos escravizados e, principalmente após a Abolição, para a proteção dos inválidos e idosos - uma versão pioneira dos atuais fundos de previdência privada. De acordo com a pesquisadora norte-americana Kim D. Butler, no livro Freedoms Given, Freedoms Won, as relações entre Querino e esta sociedade nem sempre baseavam-se na "bondade fraterna" (p. 164). Depois de pedir para sair da sociedade (não sabemos os motivos), Querino solicitara sua reintegração em 1892. Este pedido foi rejeitado por uma votação de cinco contra um. Querino recusou-se a aceitar esta decisão, mas uma segunda votação teve o mesmo resultado. Finalmente foi reintegrado em 1894. Em 1896, Querino solicitou uma pensão de invalidez, mas a Mesa resolveu suspender os pagamentos quando constatou que o "inválido" foi visto em procissões, casamentos e passeios, comprovando seu perfeito estado de saúde. Entretanto, um dos diretores alertou que Querino poderia utilizar sua influência no governo para suspender o subsídio da sociedade. Seja qual for o motivo, este subsídio realmente foi suspenso. Alguns anos depois, quando Querino - já com 74 anos* - solicitou uma pensão de aposentadoria, seu pedido foi negado (Ibidem, p. 165).

Na análise de Butler, o caso do embate entre Querino e a Sociedade Protetora dos Desvalidos levanta questões interessantes sobre a liderança e estratégias políticas na comunidade afro-brasileira. De acordo com a pesquisadora norte-americana, Querino estaria numa excelente posição política e social para prestar apóio à Sociedade - além de ser pesquisador e político, era um dos poucos brasileiros a se qualificar como eleitor. Mesmo assim, por motivos políticos ou pessoais, a Sociedade não procurou beneficiar-se de sua influência.

Apesar de seu prestígio e influência, Querino morreu pobre. Hoje, a Sociedade Protetora dos Desvalidos mantem o Centro Cultural Manuel Raimundo Querino, criado em sua homenagem.

*(OBS. Uma vez que faltam documentos para comprovar a data de nascimento de Querino, não sabemos se a idade com que teria solicitado uma aposentadoria da Sociedade dos Desvalidos era real ou fictícia)


ALBUQUERQUE, Wlamyra Ribeiro de. Esperanças de Boaventuras: Construções da África e africanismos na Bahia (1887-1910). Estud. afro-asiát. [online]. 2002, vol. 24, no. 2 [citado em 2007-04-02], pp. 215-245. Disponível em: . ISSN 0101-546X. doi: 10.1590/S0101-546X2002000200001
BUTLER, Kim D. Freedoms Given, Freedoms Won: Afro-Brazilians in Post-Abolition São Paulo and Bahia. New Brunswick and London: Rutgers University Press, 2000, P. 164-165.

Nenhum comentário: