quinta-feira, 9 de agosto de 2012

IV Curso Manuel Querino – Personalidades Negras


As inscrições podem ser presenciais ou pela internet: seminario@ighb.org.br

O Que: IV Curso Manuel Querino – Personalidades Negras

O Curso Manuel Querino – Personalidades Negras, será realizado, em sua quarta edição, entre os dias 28 a 31 de agosto de 2012. Além de marcar os 161 anos do nascimento de Manuel Raimundo Querino, irá comemorar o Centenário de nascimento do Professor Édison de Souza Carneiro. Além de homenagear as personalidades de Tia Carmem, Waldemar Santana, Mestre Bimba, Miguel Santana, Abdias do Nascimento, Luis Gama.

O Curso Manuel Querino – Personalidades Negras, promovido anualmente, tem como fulcro o estudo, a difusão, a rememoração da vida e obra de personalidades negras baianas e brasileiras que se destacaram nos mais diversos setores da atividade humana. Além de prestar justa homenagem, o Curso busca analisar criticamente o transcurso dos vultos negros, observando cada personalidade dentro de seu contexto histórico e avaliando seu legado na sociedade.

Tem como principais objetivos oportunizar uma reflexão coletiva sobre os conteúdos da vida e obra de personalidades negras baianas e brasileiras e sua importância para a produção do conhecimento na Bahia e no Brasil, especialmente no que tange a valorização da contribuição africana para a formação da sociedade brasileira. E também possibilitar aos jovens – especialmente aos de origem afro-descendente e em condição de fragilidade social – a oportunidade de conhecimento de modelos de vida positivos, para que possam superar os obstáculos de uma sociedade marcadamente paternalista, socialmente estratificada e diferenciada do ponto de vista étnico/racial.

Nas três primeiras edições, homenageou as personalidades de Cosme de Farias, Teodoro Sampaio, Jorge de Lima, Lima Barreto, coronel Francisco Dias Coelho, Alberto Guerreiro Ramos, Francisco da Conceição Menezes, George Alakija, Edison Carneiro, Solano Trindade, coronel Antonio de Souza Benta, Mãe Menininha de Gantois, Mãe Senhora, Arthur Arézio da Fonseca, Olga de Alaketo, Iyá Nassô, maestro Manoel Tranquilino Bastos, Cruz e Souza, Milton Santos, Nelson Carneiro, mestre Pastinha, Babalawo Felisberto Sowzer, Nelson Maleiro, Sociedade Monte-Pio dos Artistas da Bahia e Irmandade da Boa Morte de São Gonçalo dos Campos. Além das mulheres negras que realizavam atividades comerciais nas ruas de Salvador durantes o século XIX. Coroadas de êxito as atividades contaram com mais de 750 participantes, das mais diversas áreas de interesse.

Quando: 28 a 31 de agosto de 2012 das 14 às 19h

Onde:

Abertura 28 de agosto de 2012 às 17h – Auditório Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Palestras 29 a 31 de agosto de 2012 das 14 às 19h – Auditório da Biblioteca Pública do Estado

Quanto: Doação de uma lata de leite.

Quem: Realização Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Informações: www.ighb.org.br – 3329-4463 / www.mrquerino.blogspot. com
clique na imagem para ampliar

2 comentários:

Euvaldo Júnior disse...

Olá, as inscrições serão presenciais ou podem ser feitas pela internet? Obrigado.

Sabrina Gledhill disse...

As inscrições podem ser presenciais ou pela internet - seminario@ighb.org.br