quinta-feira, 13 de maio de 2010

Proibidos cursos sobre minorias étnicas no Arizona (EUA)

 
A governadora do Arizona, Jan Brewer, que recentemente aprovou uma lei polêmica criminalizando os imigrantes ilegais, deu mais um passo controverso nesta quarta-feira ao assinar outra lei, desta vez proibindo escolas de darem cursos específicos sobre o papel das minorias étnicas na história e cultura dos EUA.
A decisão foi tomada horas depois de especialistas em direitos humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) condenarem a medida. 
O secretário de Educação do Estado, Tom Horne, disse ontem que o programa da escola do distrito de Tucson promove "chauvinismo étnico" e ressentimento racial contra os brancos, ao mesmo tempo em que segrega os alunos por raça.
A medida proíbe aulas que promovam solidariedade étnica, que tenham como principal alvo os alunso de uma raça particular ou que promovam ressentimento contra um certo grupo étnico.
O programa do Distrito Escolar Unificado de Tucson oferece cursos especializados em estudos sobre afro-americanos, mexicano-americanos e americanos nativos, com foco em história e literatura, e que incluem informações sobre a influência de um grupo particular.
Por exemplo, no programa de estudos mexicano-americanos, um curso de história americana explora o papel dos hispânicos na guerra do Vietnã (1959-1975), e um curso de literatura focado em autores latinos.
No distrito, 56% da população é de origem hispânica, com cerca de 31 mil alunos latinos.
Cerca de 1.500 alunos em seis escolas de Ensino Médio no distrito estão matriculados nos cursos.
 
Motivos alegados
 
Horne disse acreditar que o programa de estudos mexicano-americanos ensina alunos latinos que eles são oprimidos pelos brancos. Escolas públicas não deveriam encorajar alunos a se ressentirem de uma raça particular, alega ele.
Republicano concorrendo a promotor geral, Horne vinha tentando restringir o programa de estudos étnicos desde que soube que a ativista hispânica de direitos civis Dolores Huerta disse a alunos em 2006 que "Republicanos odeiam latinos".
"O governo acredita que alunos de escolas públicas deveriam ser ensinados a tratar e valorizar aos outros como indivíduos e não serem ensinados a se ressentirem ou odiarem outras raças ou classes de pessoas", disse o porta-voz da governadora, Paul Senseman.
Jan Brewer assinou a lei menos de um mês depois de ter assinado a lei mais dura dos EUA contra a imigração ilegal --uma atitude que disparou críticas mundiais, acusando-a de encorajar a discriminação racial dos hispânicos.
 
Defesa
 
Autoridades do distrito defenderam que o programa não promove ressentimento, e acreditam que estaria de acordo com a nova lei.
Sean Arce, diretor do programa de Estudos Mexicano-Americanos, disse no mês passado que alunos vão melhor na escola se eles veem no currículo pessoas que se parecem com eles.
"É um programa atraente, e é uma pena que a lei estadual possa ir tão longe a ponto de censurar essas aulas", disse.
Seis especialistas em direitos humanos da ONU divulgaram um comunicado nesta terça-feira expressando preocupação sobre a medida. Todas as pessoas têm o direito de aprender sobre sua própria herança cultural e linguística, disseram.
A lei não proíbe aulas que ensinam sobre a história de um grupo étnico particular, desde que o curso seja aberto a todos os alunos e não promova solidariedade étnica ou ressentimento.
Com Associated Press e Efe

Nenhum comentário: