terça-feira, 17 de abril de 2007

Comparado com Booker T Washington


Booker T. Washington (1856-1915)

De acordo com o pesquisador norte-americano David Brookshaw, Manuel Querino tentou “aparar o golpe do proeminente etnólogo Nina Rodrigues, defendendo os negros e exaltando suas qualidades(...). Querino, poder-se-ia acrescentar, estava particularmente interessado na reabilitação do mestiço urbano alfabetizado; de aspirações pequeno-burguesas, e seu papel pode ser comparado ao de Booker [T] Washington nos Estados Unidos, de quem era fervoroso admirador” (p. 55).

Poucos brasileiros conhecem a história de Booker Taliaferro Washington
. Filho de pai branco e mãe negra, nasceu escravo e conseguiu uma instrução superior depois da Abolição nos Estados Unidos (1865) - na Universidade de Hamilton e no Seminário Weyland - tornando-se um educador, autor e líder da comunidade afro-americana. Foi criticado por WEB DuBois e outros líderes da NAACP (Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor) porque Washington preferia evitar uma confrontação com os brancos e seria mais interessado numa "acomodação". Washington respondeu que, uma vez que os negros estavam na minoria nos EUA, o melhor caminho seria aliarem-se com os brancos que simpatizassem com sua causa. Compartilhava com Manuel Querino a filosofia que uma boa instrução é o caminho para um bom futuro individual e coletivo.
A autobiografia de Booker T Washington está disponível online, em inglês.

BROOKSHAW, David. Raça e côr na literatura brasileira, traduzido por Marta Kirst. Porto Alegre: Série Novas Perspectivas 7, 1983.
WIKIPEDIA (verbete em inglês), "Booker T Washington"

Nenhum comentário: