sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Manuel Querino e Booker T Washington

O artigo "Manuel Querino e Booker T Washington" apresentado por Sabrina Gledhill no dia 30 de agosto de 2012 durante o IV Curso Manuel Querino - Personalidades Negras, está disponível no Scribd. Acesse pelo link http://pt.scribd.com/doc/104562063

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

IV Curso Manuel Querino - Personalidades Negras - Programação


PROGRAMAÇÃO
Curso Anual Manuel Querino – Personalidades Negras Ano IV
Terça-feira dia 28 de agosto de 2012 Auditório do IGHB

17h

Abertura – Mesa Institucional


17h20


Conferência de Abertura em Homenagem ao centenário do professor Édison Carneiro – Prof. Dr. Luiz Gustavo Freitas Rossi (Unicamp)
Quarta-feira dia 29 de agosto de 2012 Auditório da Biblioteca Pública da Bahia

13h

Credenciamento
14h

15h40 Debate

16h00 Intervalo


16h15
18h Debate

Mesa Redonda: O mestre Édison Carneiro Prof. Esp. Waldir Freitas de Oliveira (UFBA/ALB) a confirmar; Jornalista Biaggio Talento, Profa. Msc. Alessandra Carvalho da Cruz (UCSAL).

Mesa Redonda: Édison Carneiro e o negro no pensamento social brasileiro: Prof. Dr. Luiz Alberto Couceiro (UFRJ), Prof. Dr. Cláudio Luiz Pereira (CEAO/UFBA); Profa. Msc. Marluce Macedo (UNEB).  
Quinta-feira dia 30 de agosto de 2012 Auditório da Biblioteca Pública da Bahia
14h
14h50

15h40 Debate
16h00 Intervalo



16h15
17h10
18h Debate

Palestra: Manuel Querino e Booker T. Washington – Profa. Msc. Sabrina Gledhill  (Pós-Afro CEAO-UFBA/IGHB)
Palestra: Manuel Querino – Professor de Desenho Geométrico – Profa. Dra. Gláucia Trinchão (UEFS)

Palestra: Miguel Archanjo de Sant'Anna (1898-1974) – Prof. Msc. Marcos Santana (Instituto Miguel Santana/Camerata Castro Alves).
Palestra: Abdias do Nascimento – Profa. Dra. Rosemere Ferreira (UFS)
Sexta-feira dia 31 de agosto de 2012 Auditório da Biblioteca Pública da Bahia
14h
14h50

15h40 Debate
16h00 Intervalo

16h15
17h10
18h Debate
18h30 Encerramento
Palestra: Luiz Gama: o poeta como um certo tipo de Homem – Prof. Dr. Sílvio Roberto dos Santos Oliveira (UNEB)
Palestra: Maestro Estevam Moura (1907-1951) – Maestro Fred Dantas (Oficina de Frevos e Dobrados)

Palestra: Tia Carmem – seu exemplo nos dias atuais – Profa. Esp. Maria Alice Pereira da Silva (Negro1/CBPM).
Palestra: Capoeira Regional: a escola de Mestre Bimba (1900-1974) – Prof. Dr. Hélio José Bastos Carneiro de Campos (UFBA/UCSAL).

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

IV Curso Manuel Querino – Personalidades Negras


As inscrições podem ser presenciais ou pela internet: seminario@ighb.org.br

O Que: IV Curso Manuel Querino – Personalidades Negras

O Curso Manuel Querino – Personalidades Negras, será realizado, em sua quarta edição, entre os dias 28 a 31 de agosto de 2012. Além de marcar os 161 anos do nascimento de Manuel Raimundo Querino, irá comemorar o Centenário de nascimento do Professor Édison de Souza Carneiro. Além de homenagear as personalidades de Tia Carmem, Waldemar Santana, Mestre Bimba, Miguel Santana, Abdias do Nascimento, Luis Gama.

O Curso Manuel Querino – Personalidades Negras, promovido anualmente, tem como fulcro o estudo, a difusão, a rememoração da vida e obra de personalidades negras baianas e brasileiras que se destacaram nos mais diversos setores da atividade humana. Além de prestar justa homenagem, o Curso busca analisar criticamente o transcurso dos vultos negros, observando cada personalidade dentro de seu contexto histórico e avaliando seu legado na sociedade.

Tem como principais objetivos oportunizar uma reflexão coletiva sobre os conteúdos da vida e obra de personalidades negras baianas e brasileiras e sua importância para a produção do conhecimento na Bahia e no Brasil, especialmente no que tange a valorização da contribuição africana para a formação da sociedade brasileira. E também possibilitar aos jovens – especialmente aos de origem afro-descendente e em condição de fragilidade social – a oportunidade de conhecimento de modelos de vida positivos, para que possam superar os obstáculos de uma sociedade marcadamente paternalista, socialmente estratificada e diferenciada do ponto de vista étnico/racial.

Nas três primeiras edições, homenageou as personalidades de Cosme de Farias, Teodoro Sampaio, Jorge de Lima, Lima Barreto, coronel Francisco Dias Coelho, Alberto Guerreiro Ramos, Francisco da Conceição Menezes, George Alakija, Edison Carneiro, Solano Trindade, coronel Antonio de Souza Benta, Mãe Menininha de Gantois, Mãe Senhora, Arthur Arézio da Fonseca, Olga de Alaketo, Iyá Nassô, maestro Manoel Tranquilino Bastos, Cruz e Souza, Milton Santos, Nelson Carneiro, mestre Pastinha, Babalawo Felisberto Sowzer, Nelson Maleiro, Sociedade Monte-Pio dos Artistas da Bahia e Irmandade da Boa Morte de São Gonçalo dos Campos. Além das mulheres negras que realizavam atividades comerciais nas ruas de Salvador durantes o século XIX. Coroadas de êxito as atividades contaram com mais de 750 participantes, das mais diversas áreas de interesse.

Quando: 28 a 31 de agosto de 2012 das 14 às 19h

Onde:

Abertura 28 de agosto de 2012 às 17h – Auditório Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Palestras 29 a 31 de agosto de 2012 das 14 às 19h – Auditório da Biblioteca Pública do Estado

Quanto: Doação de uma lata de leite.

Quem: Realização Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Informações: www.ighb.org.br – 3329-4463 / www.mrquerino.blogspot. com
clique na imagem para ampliar